Menu

Varginha: vacinação no parque Rinald e bairros vizinhos prossegue

15 de fevereiro de 2017 - Cidades, Diversas, Varginha

mutiraodengueO bloqueio da febre Amarela prossegue no parque Rinald, onde na semana passada foi confirmada a morte de um Primata não Humano (macaco), e também nos bairros Mont Serrat, Alto do Pinheiros, Jardim Corcetti, San Marino e  Jardim Estrela, num raio de mil metros de onde aconteceu o fato, dentro das ações imediatas para contenção da doença. No final de semana, sábado e domingo, foram aplicadas 700 doses da vacina, atingindo 60% das residências programadas para a visitação porta a porta.

Dando continuidade a ação, equipes da Secretaria de Saúde estarão percorrendo os bairros, nesta segunda e terça-feira a tarde, dias 13 e 14, com a finalidade de concluir os 40% de residências, alcançado a vacinação esperada daquela população.

Na quarta-feira as equipes serão deslocadas para o Parque Mariela, onde no final de semana foi localizado um macaco morto. “Com relação ao Mariela estamos mais tranquilos, porque o animal apresentava fratura de crânio e tudo indica morte por atropelamento, mas estamos atentos e faremos o bloqueio necessário”, explicou o secretário e Saúde Mário Terra.

Busca ativa – A busca ativa por primatas (macacos), que faz parte da rotina do setor de Zoonoses da Prefeitura de Varginha foi intensificada nos últimos dias com a aproximação da Febre Amarela em cidades vizinhas. Segundo veterinário José Eduardo, todos os parques  e matas serão percorridos pelas equipes que trabalham diariamente.

MUTIRÃO DA DENGUE DA PRÓXIMA SEMANA SERÀ DUPLO

 Dia 15 (quarta-feira) no Parque Rinaldi,  7h30 às 13h00
Dia 16 (quinta-feira) no  Mont Serrat,  das 7h30 às 13h00

Assim, estes bairros estarão sendo contemplados com mais um Mutirão de Limpeza, a fim de eliminar os depósitos de água parada nas residências, com o recolhimento de todos os materiais inservíveis no intuito de evitar uma epidemia de doenças transmitidas pelo vetor Aedes Aegypti, já que estes bairros estão com grande número de casos de dengue confirmados.

Solicitamos aos moradores para que retirem de suas casas, deixando nas calçadas no mesmo dia bem cedinho, no máximo até 7h30, todos os materiais inservíveis como: móveis velhos, latas, vidros, metais, pneus, objetos que possam reter água, dentre outros, pois os caminhões de coleta só percorrem as ruas uma única vez!

Ressaltamos também que não serão recolhidos pelos caminhões galhos de árvores e entulhos de construção.

Haverá também panfletagem orientativa nas ruas dos bairros nos dias 10, 13 e 14/02/2017.

Lembramos ainda sobre os cuidados que devem ser tomados com relação ao armazenamento de água captada das chuvas! É importante que os recipientes sejam devidamente tampados ou cobertos com telas bem finas e que as águas sejam  cloradas!

Estas águas estão se tornando grandes focos do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya por descuido da população.

O aumento dos casos de dengue está ocorrendo em todo o estado de minas gerais, devido a fatores climáticos: muita chuva e aumento da temperatura por isso estão intensificando os trabalhos no sentido de combater a dengue, a febre chikungunya e o zika vírus, e o retorno da febre amarela é necessário que toda população se uma em torno desta causa.

Muito cuidado! O mosquito pode matar quem você mais ama! Colabore!

Faça sua parte! Mantenha sua casa limpa e livre dos focos do mosquito!

Ajude-nos a combater os focos de dengue em Varginha!

Denuncie! via telefone: setor de vigilância ambiental (3690-2230) via email: denguedenuncias@varginha.mg.gov.br   guarda civil municipal – fone 153

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *