Menu

Bom Dia, Leitor ‘Especial’

31 de janeiro de 2017 - Bom Dia Leitor

As eleições 2016 e a posse dos eleitos em 1º de janeiro de 2017 propiciou-nos fazer esta edição em conjunto dos dois jornais editados por mim – o MINAS DO SUL e o Jornal CIDADES. Nesta edição, você Leitor, encontra as informações e as notícias das Prefeituras e Câmaras de toda a nossa região – no entorno de Varginha, Alfenas e Nepomuceno – como se vê no cabeçalho desta edição.
Cá pra nós, antes de passar ao principal assunto deste Bom Dia, Leitor, cumprimento todos os eleitos e empossados – prefeitos, vices e vereadores, desejando e esperando de todos uma profícua atitude responsável com a coisa pública, o erário público, e principalmente com o público – eleitores e não eleitores, residentes e transeuntes nas respectivas cidades e municípios.
Cá pra nós, o leitor deve se recordar, principalmente o de Varginha, dos dois Bom Dia, Leitor quando da eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Varginha para a Legislatura 2015-2016.
Cá pra nós, no primeiro – na edição de 6/12/2014, sobre a candidatura do vereador Zacarias Piva. E no segundo – na edição de 17/01/2015 – sobre a eleição do vereador Rômulo, ambos os Bom Dia, Leitor versando sobre os dois à Presidência da Câmara.
2017 Posses 280

Cá pra nós, vamos ler e relembrar o que escrevi sobre o Zacarias Piva.
Seu ‘jeitão’ é mais para chefe do Executivo – Prefeito
Zacarias Piva (PP), até o momento (edição de 6/12/2014), é candidato único a Presidente da Câmara Municipal de Varginha para o biênio 2015/2016, tendo como Vice-presidente Joãozinho Enfermeiro (PRB) e Secretário Serginho Japonês (PSD). Eleito, tudo indica que Zacarias Piva trará inovação e fará uma revolução na administração e condução do Legislativo varginhense.
Cá pra nós, em anos bem anteriores, lá pelos tempos de Júlio Cazelato, Marcos Clepf, Jerônimo, Wanderley Bueno, Paulo Vítor, Marco Antonio Cavalcanti, Aristeu Ferreira, e até em anos mais recentes, Marquinho Foresti e Leandro Acayaba, a Presidência do Legislativo sempre passava por gestões adversas, razão de disputas acirradas para a Mesa Diretora, principalmente a Presidência da Casa Legislativa.
Cá pra nós, mais recente, e está vivo na nossa memória, com Vérdi Lúcio Melo e Leonardo Ciacci ocupando a Presidência, um rodízio foi implantado, ambos adquirindo e implementando uma experiência legislativa incontestável. Tornaram-se exímios conhecedores do Regimento Interno, adquiriram versatilidade na condução dos temas apresentados para discussão, enfim, tornaram-se ‘doutores’ em administrar e decidir as questiúnculas, em especial, as surgidas no calor das discussões de matérias controversas.
Cá pra nós, mas, Vérdi e Ciacci transpuseram tempos mais calmos, razão da serenidade de suas administrações frente ao Legislativo. Foram períodos de muita segurança na condução da Casa do Povo de Varginha.
Cá pra nós, e agora com Zacarias Piva na Presidência da Câmara?
Cá pra nós, certo é que, Piva é experimentado, mas, não na política e muito menos na gestão do Legislativo. Porém, em parco tempo já adquiriu e se tornou expert na política, principalmente após sua eleição a vereador.
Cá pra nós, como cidadão e advogado radicado em Varginha (natural de Nepomuceno), sempre esteve presente na vida da Cidade – razão de sua eleição – o que lhe trouxe ainda mais a admiração de todos os varginhenses.
Cá pra nós, homem correto e firme, cioso de suas responsabilidades e compromissos, com toda certeza, eleito Presidente, conduzirá o Legislativo com coerência, imparcialidade e independência do Executivo.
Porém, nada de oposição ou situação. Sua condução na Presidência do Legislativo será de apoio aos projetos corretos e que visarem o bem-estar da população, e contrário a estas duas posições ou intenções.
Cá pra nós, eleito, Zacarias Piva, com toda certeza, dará uma nova dinâmica ao Legislativo varginhense, até porque seu ‘jeitão’ é mais para o Executivo – Prefeito (e 2016 vem aí) – do que gestor do Legislativo, apesar de sua formação acadêmica em Advocacia”.
Cá pra nós, isto foi o que escrevi sobre Zacarias na Presidência da Câmara Municipal.
Romulo Presidente 

Cá pra nós, agora, veja o que escrevi sobre Rômulo Azevedo, na edição de 17/01/2015 – já eleito Presidente.
Seu ‘jeitinho’ é mais para chefe do Legislativo: Presidente de Câmara Municipal, Assembléia Legislativa, Câmara dos Deputados e até do Senado.
Cá pra nós, não será surpresa se todos esses passos acontecerem na carreira política de Rômulo Azevedo Ribeiro. Em toda a história de Varginha, um político tem todas essas qualidades para galgar tais posições, e Rômulo Azevedo Ribeiro constitui o verdadeiro político na acepção da palavra.
Cá pra nós, político jovem e um jovem político, Rômulo Azevedo é dinâmico e afável – acolhedor, cortês e polido. É muito bom ter um companheiro e amigo afável.
Cá pra nós, vamos continuar falando do Rômulo Azevedo como político, pois, creio, esta é a sua principal qualidade de homem público – também na acepção da palavra. A Câmara Municipal de Varginha, com a eleição de Rômulo Azevedo a vereador, passou a ter um tribuno na Casa, e agora o tem como Presidente – e que a todos causará admiração com sua verve: vigor de expressão, vivacidade no falar, sua oratória – tal qual tivemos Morvan Acayaba de Rezende em seus pronunciamentos nas ocasiões e representações políticas.
Cá pra nós, suas convicções, Rômulo não as abandona. Custe o que custar, até mesmo sua liberdade política que, diga-se de passagem, foi refeita de imediato.
Cá pra nós, eleito vereador em 2012, já se colocou à disposição para Presidente da Câmara. Mas, as injunções políticas àquela época fizeram com que o recém-eleito vereador não lograsse a Presidência do Legislativo varginhence.
Cá pra nós, agora, graças as suas convicções e também por injunções políticas, está Rômulo Azevedo na Presidência da Câmara Municipal de Varginha.
Cá pra nós, a eleição de Rômulo Azevedo a Presidente da Câmara, certamente foi a que mais marcou o cenário político de Varginha em toda a sua história política, ao ponto de um vereador ser expulso de seu partido Político – no caso a vereadora Racibe de Fátima Faria, a Racibe da Acrenoc (PP), que votou em Rômulo Azevedo Ribeiro (PRTB) para Presidente da Câmara, mesmo seu partido Político – o PP – tendo um candidato a Presidente, o vereador Zacarias Piva.
Cá pra nós, sim, a Câmara de Vereadores de Varginha tem mais um Presidente sabiamente político. E esta sua qualidade de Político será a condutora da sua gestão frente ao Legislativo, mesmo que para dar resolução a assuntos gerenciais-administrativos.
Cá pra nós, enfim, além de seu ‘jeitinho’ político e de fazer política, Rômulo Azevedo também tem raízes de cunho administrativo, e certamente carreará inúmeros benefícios e serviços para o Legislativo e principalmente para a comunidade e sociedade varginhense.
Cá pra nós, e o presidente Rômulo Azevedo já colocou ‘mãos à obra’”.

Cá pra nós, por que volto a este assunto agora em 2017.
Cá pra nós, muito simples e lógico. Zacarias Piva é eleito Presidente da Câmara Municipal de Varginha para 2017 e Rômulo Azevedo nem candidato a vereador o foi, e muito menos a prefeito, como ele ensaiou, mas, não conseguiu o feito de quando se sua candidatura a Presidente da Câmara.
Cá pra nós, tentar se reeleger vereador, apesar da ‘piraquinia’ que fez como Presidente da Câmara, não o levou a tal decisão. Nos bastidores, comenta-se que acabou ficando sozinho, sem apoio político para Prefeito. Embrenhar novamente como vereador, já era tarde demais.
Cá pra nós, daí – a meu ver – foi o erro do Rômulo Azevedo, pois, se tivesse seguido regiamente o meu Bom Dia, Leitor teria deixado de lado a idéia de ser Prefeito, se candidatado novamente a vereador e em 2018 a deputado. Mostrei a ele que, assim é que o ‘cavalo ia passar arriado’, mas titubeou… dançou.
Cá pra nós, agora, o recurso é se lançar a deputado em 2018 para tentar recuperar ‘o leite derramado’, mas que, fazendo trocadilho com seu nome, já azevedou’, digo, azedou, pois, o mesmo estará sem mandato até lá.
Cá pra nós, mas, porém, todavia, contudo, vamos ficar de olho no ‘jeitinho’ dele até lá!
Cá pra nós, e o vereador Zacarias Piva na Presidência da Câmara Municipal de Varginha?
Cá pra nós, vamos ficar de Olho
Cá pra nós, mas digo, afirmo e tenho certeza, aplicará seu ‘jeitão’ de Executivo na condução do Legislativo.
Cá pra nós, e até digo mais, auferirá ganhos políticos de tal maneira e envergadura que poderá tranquilamente alçar vôo a deputado em 2018 – poderá até surpreender, se elegendo – sem tirar o olho de 2020 rumo à Prefeitura.
Cá pra nós, em 2020, podem aguardar, pois, Zacarias Piva tem a possibilidade de se eleger prefeito de Varginha, vamos até assim dizer tal qual sua eleição para a Presidência da Câmara agora – por unanimidade.
Bom logo-cordete  Cá pra nós, se vai ter oposição em 2020… ‘ponham as barbas de molho’.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *