Menu

BOM DIA, LEITOR

16 de setembro de 2016 - Bom Dia Leitor, Politica

bom-dia-leitor

Foi na década de setenta. José Capoteiro, velho amigo da família, candidatou-se a vereador à Câmara Municipal, e Guilherme, criança ainda, sentiu não poder votar nele. Foi então que o pai lhe falou: Você não tem idade para votar, mas tem muitos amigos. Pede a eles conversarem com os pais e irmãos para votarem no Capoteiro.
Guilherme pensou um pouco e respondeu: Adianta não, papai. Companheiro eu tenho muito. Colega também. Mas amigo, amigo mesmo é muito pouco. Não dá nem o tanto de dedo duma mão.
E é verdade. Colegas de escola, de encontros, de cursos, de trabalho, de academia, de clube, de associações, de farra, de brincadeiras, temos vários; companheiros de viagem, de esporte e de lazer, etc, temos centenas, mas, amigos, amigos na verdadeira essência da palavra, temos poucos. Pouquíssimos. Não chega ao número de dedos da mão.
Amigo verdadeiro é uma preciosidade. Desafia o tempo e espaço; nossos limites e limitações; causa, efeito e consequência de nossas ações e reações. É fiel, tanto no tempo das vacas gordas, quanto no tempo das vacas magras. Gosta de nós com nossas qualidades, falhas e defeitos. Nem sempre aprova, mas respeita nossa opinião, mesmo adversa da sua. Quer nos ver no bom caminho, de bem com a vida, a família e o trabalho. Sugere opções, sem forçar a barra. Não impõe.
É aquela pessoa que conhece nossa alma, nosso coração, no que há de mais íntimo. Muitas vezes, mais que os irmãos, os filhos, o próprio cônjuge.
É aquela pessoa junto de quem não hesitamos e temos coragem de pensar alto – pôr para fora o que nos incomoda, aborrece e nos faz sofrer. Sabemos que fica ali entre nós.
Amigo…
Quem é seu amilogo-cordetego? Quantos são eles, não importa. Tendo um, considere-se rico. Você possui um tesouro. Retribua essa amizade, à altura da grandeza que ele representa e é para você. Prove a ele que você é seu amigo. Valorize-o. Vale a pena conservar velhas amizades, se possível, conquistar novas e quem sabe repassar aos filhos, naturalmente.
Dia 20 de julho foi o Dia do Amigo. Mas vamos lembrar-nos sempre dos nossos amigos. Dos de perto e de longe. Dar um alô, enviar uma mensagem, dizer-lhe o quanto é importante e que sua amizade dá mais vida a nossa vida.
* Registro o meu ‘muito obrigado’, Edmilson Valias, pela lembrança do Dia do Amigo com sua mensagem a este amigo seu, e incondicional de seu Pai, Adauto Valias.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *